Branding, Design e Marketing
Nos dias atuais muito se fala sobre como ter sucesso na internet, muitas vezes ficamos até perdidos com tanta informação e não sabermos para onde ir e nem por onde começar. Acho que isso é normal para qualquer pessoa que está em busca de conhecimentos, seja para abrir uma empresa ou para fazer uma viagem.
Vamos listar abaixo os 7 passos para o sucesso na internet, de uma forma simples e objetiva.
Se tem algo que nos deixa perdidos é não ter um objetivo definido. Pare tudo o que você está fazendo e pense consigo mesmo, qual é meu objetivo, o que eu quero, onde eu quero chegar, como eu posso chegar. Reflita sobre tudo isso, e escreva em um papel o que realmente você quer. Seja realista, mas não pessimista, afinal sonhar não custa absolutamente nada. Como aconteceu comigo, o que eu defini: Quero ter meu próprio negócio e atuar na internet. Fazendo o que? Oferecendo serviços que vão ajudar outras pessoas. Para quem? Para pequenos e médios empresários.
Essas perguntas simples e objetivas te ajudam a definir o seu objetivo. Uma vez definido seu objetivo, você está pronto para o segundo passo para o sucesso na internet.
Planejamento é tudo, parece ser obvio, mas sem planejamento não temos como alcançar o que desejamos. Um exemplo simples de planejamento, ocorre quando precisamos ir de um lugar para outro que não conhecemos. Qual é a primeira coisa que você faz? Pesquisa na internet como chegar. É exatamente isso que eu faço, pesquiso o endereço, vejo se o trajeto possui pedágio, onde tem posto de gasolina, entre outras coisas. Tudo isso é feito para alcançar meu objetivo, que nada mais é, chegar até o determinado local. Imagine agora que o objetivo que você definiu no primeiro passo é o local onde você precisa chegar, o que você precisa fazer é o planejamento para chegar até lá.
No planejamento você precisa considerar o tempo gasto, o custo da gasolina, o custo do pedágio, as paradas para descanso, entre outras coisas. Na internet não é diferente, para você ter ou manter seu negócio on-line é preciso fazer este planejamento. Agora você me pergunta, o que devo considera no planejamento? Os próximos passos temos as respostas.
Uma vez definido o seu objeto (local para onde você irá) e planejou o seu trajeto (como chegar até lá) é necessário considerar o que vamos precisar durante o percurso.
Primeiro do que tudo você precisa ter o site da sua empresa. Um site é como se fosse o seu carro, é ele quem vai te levar para o local definido.
Seu carro precisa estar em perfeitas condições de realizar a viagem sem problemas mecânicos. Da mesma forma seu site, precisa ter condições de ser encontrado (SEO) através dos buscadore, entre otras considerações ele deve estar bem atualizado, aparecer bem nos celulares, etc.
Todas as informações que as pessoas procurarem sobre seu negócio devem estar disponíveis nesse site e principalmente como essas pessoas vão entrar em contato com você para adquirir o seu serviço ou produto.
Sua empresa precisa estar nas redes sociais. Em todas? Somente se você tiver condições de manter e atender todas. Caso contrário mantenha o foco na que mais tem a ver com seu negócio. Use as redes sociais para criar um relacionamento mais próximo do seu público. Não publique somente posts com serviços e produtos. Procure descobrir o que é de interesse do seu público e o que esteja relacionado com o que seu negócio tem a oferecer. Por exemplo, se você tem uma pousada, pode postar informações turísticas sobre sua cidade e a região.
Tenha sempre em mente o relacionamento, responda as notificações, as perguntas e aos comentários. Isso vai ajudar a pessoa e com certeza ela vai se interessar pelo o que está oferecendo.
Todo negócio precisa de algum tipo de divulgação, não tem como se manter, se você não está sendo visto, falado ou encontrado.
Voltemos a nossa metáfora do ‘local de destino’, lembra que seu site é um carro, que te leva para o local de destino (seu objetivo). A divulgação é o combustível que move a sua empresa, assim como o carro precisa de combustível para se locomover a sua empresa precisa de divulgação para se movimentar . Considere sempre divulgar eficientemente a sua empresa, seja através de e-mail marketing, links patrocinados (Google Adwords), redes sociais, etc.
Quanto investir em divulgação? Vamos responder essa pergunta em outro post, por isso, cadastre seu e-mail.
Durante uma viagem sempre estamos atentos na direção, e isso realmente é preciso. Como sempre escuto dizerem ‘você tem que dirigir por você e pelos outros‘. Essa atenção é necessária por vários motivos, o principal deles é cuidar do seu bem-estar. Durante o trajeto você fica atento as placas, aos limites de velocidades, no geral as informações do painel do seu carro.
Na internet você precisa estar atento a algumas métricas importantes, entre elas, a quantidade de visitas únicas, cadastros e contatos através do site, quantidade de contatos que se tornaram clientes e por fim como manter esses clientes.
Para manter seu negócio na internet é preciso exatamente isso atenção no monitoramento, avaliação precisa e correção do trajeto pois é com base em tudo isso que você tomará melhores decisões para seguir em frente e para onde seguir.
O sétimo passo não menos importante e nem mais importante que todos os outros, ele é preciso para se ter sucesso na internet, por isso mantenha o foco no seu objetivo.
Uma viagem por mais maravilhosa que ela seja, sempre podem ocorrem imprevistos que podem fazer você desanimar, mas tenha força, olhe para frente e continue!
Lembre-se e foque no seu objetivo.
Estes foram os 7 passos para o sucesso na internet, com certeza seguindo eles você terá grande chance de alcançar o tão almejado sucesso. Gostou deixei o seu comentário... não gostou deixe o seu comentário, ele nos ajudará a melhorar.
Cadastre seu e-mail e receba mais informações sobre internet, negócios online, divulgação, etc o que precisa para vender mais!
Seja o primeiro a comentar